Manutenção dos freios e suspensão garante segurança e reduz custos

Out 07 2015

O sistema de suspensão e os freios fazem parte dos itens dos automóveis que merecem uma atenção especial. Ambos são muito exigidos nas estradas.

Além de diminuir a vida útil desses componentes, a falta de manutenção pode provocar acidentes graves. A recomendação de especialistas é que sejam feitas avaliações rotineiras, para garantir a segurança do condutor e dos passageiros dos veículos e o custo reduzido com a manutenção preventiva.

De acordo com o gerente de Operações de uma rede de Autocenter Luiz Fernando Jacinto, o condutor deve dar atenção especial ao sistema de freios, pois esse componente é essencial para a segurança do veículo. “O ideal é que as pastilhas sejam conferidas regularmente, porque o desgaste excessivo pode comprometer a dirigibilidade e também deteriorar o disco, aumentando o custo com a manutenção”, disse.

 

Outro item que merece atenção é o fluido do freio que deve ser trocado a cada 10 mil km rodados. Isso porque esse componente retém muita umidade e, passado o período útil, ele pode oxidar a tubulação por onde passa.

A suspensão do veículo também é um sistema importante, segundo o especialista. Este item é composto, principalmente, pelas molas e amortecedores. Mais do que o conforto, esse elemento é essencial para garantir a estabilidade do veículo por absorver os impactos provocados pelas irregularidades no asfalto. “Com esse sistema em más condições, o veículo pode perder estabilidade, principalmente, em curvas”, afirma Luiz Fernando Jacinto.

Fonte: Correio de Uberlândia

OS MAIS VISTOS