Manutenção preventiva, corretiva ou preditiva?

Out 07 2015

O gestor de frotas ou o proprietário da empresa têm várias metas a seguir, sendo a redução racionalizada de despesas uma das mais importantes. Neste contexto, entram em cena as iniciativas para fazer uma boa manutenção dos veículos, com foco em agilizar as operações de logística e evitar o atraso nas entregas.

O que é manutenção corretiva?

Este tipo de cuidado com os veículos acontece depois que algum equipamento automotivo ou peça do sistema veicular quebra, falha ou apresenta avarias. Ou seja, o componente demanda um conserto ou substituição, para que o veículo volte a rodar sem problemas e com segurança para o motorista e a carga a ser transportada.
De todos os tipos de manutenção, é a mais onerosa para a empresa, porque, em geral, está atrelada a altos custos de mão-de-obra e pode deixar o carro inativo por mais tempo do que ocorreria com a manutenção preditiva ou a preventiva. Dependendo do tamanho da frota e da organização da empresa, a paralisação pode levar a prejuízos consideráveis, pois interrompe os serviços e provoca atrasos diversos e não cumprimento de prazos, podendo resultar na perda de clientes insatisfeitos com tal situação.

O que é manutenção preventiva?

Este método de manutenção se baseia num planejamento que antecede o surgimento dos problemas na frota. Ele se fundamenta na Curva de Tempo Médio para Falha (CTMF), permitindo a identificação precoce de eventuais problemas nos veículos.
Quando uma empresa adota a manutenção preventiva, aumenta a eficiência da frota, porque a programação dos reparos, recondicionamentos, ajustes e trocas de peças seguem um cronograma já determinado anteriormente. Isso não só diminui as surpresas recorrentes de colocação dos veículos fora de operação, mas também possibilita ao gestor um ótimo planejamento orçamentário.

O que é manutenção preditiva

Esta metodologia trata-se quase de uma filosofia corporativa, na qual existe o monitoramento regular das condições mecânicas e da performance de cada veículo da frota. Com o emprego de instrumentos que medem determinadas métricas, como ultrassom, câmeras termográficas, termografia, testes de análise de vibração, inspeção visual simples, entre outros, o gestor e a equipe serão capazes de identificar problemas nos veículos antes que se tornem mais sérios.
Esse procedimento possibilitará a reparação ou a troca de peças, antes de que uma situação de risco se concretize. Além disso, exige treinamentos específicos e a compra de equipamentos, porém desonera a empresa de muitos custos no futuro, sem deixar, inclusive, que os veículos parem por muito tempo na garagem da organização.

Dentro do programa de manutenção que será adotado para a frota, pode-se escolher apenas uma dessas metodologias ou mesclar algumas ações de duas ou de todas elas. Na verdade, por exemplo, a manutenção corretiva é inevitável na frota, porque ninguém está 100% protegido de colisões nas vias ou de peças que se quebram de forma inesperada. Porém, esses casos diminuirão bastante com a manutenção preventiva ou a versão preditiva.

Fonte: Blog 4 Transport

OS MAIS VISTOS